Não desanime! Selecionamos 6 motivos para ir à academia no inverno.

  • 20 de junho de 2017
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O frio chegou e com ele veio junto a preguiça. Para espantá-la de vez, especialistas em exercício físico dão dicas e até mostram as vantagens de treinar na temporada

Malhar no inverno pode ser um desafio e tanto, principalmente, porque aquele solzinho da manhã deixa de entrar pelas frestas da janela. Trocar de roupa parece ser uma tarefa impossível – e dolorosa fisicamente – e o “modo soneca” do despertador se transforma em um dos seus piores inimigos. Por isso, conversamos com preparadores físicos para compartilharmos truques, mudanças de rotina e até aulas que acabam motivando mais os alunos nessa época do ano. Anime-se!

NO FRIO, VOCÊ EMAGRECE MAIS
Sim, as baixas temperaturas aumentam o gasto calórico. No frio, o corpo tem que gastar mais energia para se manter aquecido, acelerando o metabolismo. Importante lembrar que, nessa época do ano, o organismo pede por um consumo maior de calorias. Aproveite o aumento da perda calórica para queimar os excessos na alimentação.

SUA IMUNIDADE AUMENTA
O aluno que já tiver uma rotina de exercícios estabelecida, acaba ganhando imunidade e evitando gripes e resfriados típicos da estação, por conta do metabolismo mais regulado. Porém, para aqueles que não estão acostumados a realizar atividades físicas, a imunidade pode ficar baixa. Malhar com roupas adequadas e evitar friagem são alguns dos cuidados que devem ser levados em consideração. Manter-se aquecido é importante, o que não significa usar roupas pesadas. Com apenas alguns minutos de exercício o corpo já começa a aquecer. Aliás, a ideia é transpirar e não abafar.

AS ATIVIDADES FICAM MAIS DINÂMICAS
Musculação ou aeróbico? A opinião dos profissionais é unânime: opte por atividades que mantenham o corpo em movimento a toda hora. Os exercícios cardiovasculares, por aumentarem a frequência cardíaca, ajudam o corpo a esquentar mais rápido e eliminam a preguiça. Faça aulas de funcional ou de luta. Treinamentos que trabalham todo o corpo são menos monótomos e bem mais animados.

Para aqueles que querem continuar com a musculação, faça exercícios multiarticulares sem intervalos ou com intervalos bem curtos. Eles trabalham mais do que um membro em um mesmo movimento. Por exemplo, o aparelho leg press malha o quadril e os joelhos. O resultado é um treino com maior gasto calórico e mais curto.


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VOCÊ TEM MENOS EXAUSTÃO
O inverno não te dá sensação de cansaço e, sim, de preguiça. Chegue na academia e faça um aquecimento na esteira por 10 minutos que a liberação de endorfina já dá um jeito nisso. Além disso, a atividade serve como alongamento para acordar a musculatura contraída. Aproveite que seu desempenho rende mais do que no verão e obtenha melhores resultados.

A ACADEMIA FICA VAZIA
Neste período, as academias costumam ter uma baixa significativa de frequência, use isso a seu favor. O fluxo de pessoas é visivelmente menor. É a oportunidade perfeita para treinar com tranquilidade, não revesar aparelhos com outros alunos, e muito menos dividir a atenção do professor”.

MOMENTO IDEAL PARA SE PREPARAR PARA O VERÃO
O projeto verão tem que começar no inverno, e não no calor! Não espere a estação mais quente do ano chegar para entrar em forma, a mudança corporal não acontece da noite para o dia. O grande problema do inverno é a preguiça, então que tal criar estímulos visuais para levantar da cama? Coloque uma foto no visor do celular ou a roupa da academia logo ao lado da cabeceira.

Fonte: Revista Marie Claire

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